É incomum para alguém que esteja buscando tratamento deixar um dos Ananda Marga Yoga Wellness Centers (https://amwellness.org/) na mesma condição em que chegou, de acordo com o Acarya Dharmavedananda Avadhuta, que fundou o primeiro centro em 2005, na Cidade de Mandaue, na província de Cebu, nas Filipinas.

“É mais comum que uma pessoa deixe o centro, no mínimo, a caminho de sua recuperação. É surpreendente ver quando as pessoas têm sérios problemas de pele, por exemplo. Elas passam em consultas com muitos médicos, mas quando chegam ao centro a melhora gradual ocorre até os sintomas desaparecerem completamente ou quase completamente”, afirma ele.

Foi o caso de Bonafe Karen O. Amador, da cidade de Davao, Filipinas. Ele enfrentava a psoríase e uma crise de artrite quando chegou ao wellness center. “Antes de vir, eu tinha dor crônica nas articulações do meu polegar direito, cotovelo direito, peito direito, e dor associada ao músculo inferior da perna. A psoríase estava se alastrando em ambas as pernas”, conta Amador. “No entanto, após um tratamento de 12 dias, tudo o que restou foi uma ligeira dor no polegar. O mais impressionante sobre o programa foi que ele não apenas tratou o meu corpo, mas a minha mente e o meu espírito também. O kiirtan e a meditação foram muito relaxantes. Senti luz e paz de espírito”. Complementa ele.

Problemas de pele são algumas das condições mais comuns tratadas no centro, que também trata outras doenças como o câncer, a diabetes, os problemas cardíacos, a sinusite, a tosse crônica, os problemas de peso, os problemas digestivos, a pressão arterial elevada, e a dor no corpo penetrante como a fibromialgia.

“Tivemos idosos sofrendo com dores decorrentes da artrite por anos e que não conseguiam caminhar sem dor”, diz o dada. “Um dos primeiros casos foi um homem que se encontrava extremamente acima do peso. Ele dependia da cadeira de rodas. Os médicos disseram que suas artérias coronárias estavam quase 100 por cento bloqueadas e ele não conseguia sequer ficar em pé ou sentar-se sem a ajuda de outra pessoa. Após 10 dias de tratamento ele já conseguia levantar-se sozinho e caminhar alguns passos. Com três semanas de tratamento ele estava andando.” E Dharmavedananda completa: “Quase todo mundo deixa o centro com uma aparência bem melhor. Eles parecem mais brilhantes, a pele tem uma qualidade bem melhor, e eles estão mais felizes. Com algumas exceções, os sintomas invariavelmente diminuem drasticamente ou desaparecem”.

Aniisha Koenig veio dos Estados Unidos com o objetivo de tornar a sua prática de meditação mais regular e de aprender a se alimentar de forma saudável: “Foi uma experiência incrível. Quando voltei para os Estados Unidos, minha família e amigos disseram que minha pele brilhava e que nunca haviam visto uma Aniisha tão feliz”.

Denise Flesch, da França, curou uma dor de estômago, que a incomodara durante anos, após participar de um programa de 14 dias no centro: “Dada Dharmavedananda foi muito bom em identificar a principal causa do meu problema de saúde. Agora posso comer bem, meu sono está bem melhor, não me sinto mais cansada quando acordo. Eu encontrei a maneira de manter a boa digestão e, em geral, uma saúde melhor”.

O centro não é tão hábil em tratar problemas estruturais dos ossos ou músculos, mas os participantes também experienciam resultados razoavelmente bons. A expertise do centro é tratar doenças crônicas relacionadas aos órgãos internos. A grande maioria dos trabalhos no centro de Cebu é a desintoxicação do organismo e a nutrição adequada.

A ideia de iniciar o Yoga Wellness Center veio ao dada durante a meditação. Ele queria criar um projeto de serviço social significativo que beneficiasse várias pessoas de forma poderosa. Ele considerou possibilidades como ajudar dependentes alcoólicos ou delinquentes juvenis, mas rejeitou as ideias por uma razão ou outra. Um dia, enquanto dirigia uma motocicleta pela rodovia em Taiwan, Dada gritou para Baba perguntando: “Que tipo de Guru é Você? Eu estou tentando encontrar um trabalho de serviço social adequado e Você não está me dando o caminho.” Nesse humor irritado ele sentou-se para meditar. Em poucos segundos ele ouviu muito alto em sua mente: “ofereça a terapia natural como um serviço.”

Então, a ideia enraizou-se. Ele e uma equipe de pessoas criaram um ambulatório experimental em Taiwan. Em seguida, mudaram-se para a Coréia do Sul no intuito de criar uma clínica de internação na unidade mestra de lá. Quando Dada foi transferido para o setor de Manila, ele determinou-se a criar um centro de internação adequado que pudesse atuar como um modelo global. Ele continuou a receber orientações sobre o projeto de maneiras inesperadas.

“Eu estava no aeroporto de Singapura e um pensamento veio pulando na minha cabeça, ‘Baba, é agora o momento certo para começar a angariar fundos para um centro de terapia natural?’ No mesmo instante eu vi algo no chão, peguei, e segurei-o no ar. Era dinheiro.

‘Alguém perdeu algum dinheiro?’ Eu perguntei. Ninguém parou. Era uma nota de 100 dólares”. Conta dada.

Isso foi em 2003. A construção iniciou-se alguns meses depois e o centro em Cebu foi aberto em fevereiro de 2005. As pessoas permanecem por diferentes períodos, de alguns dias a quatro semanas. A quantidade de pessoas flutua o tempo todo. Às vezes, durante o treinamento, o centro fica superlotado com 15 estagiários. E às vezes, o centro tem poucas pessoas, apenas uma ou duas ou, às vezes, fica vazio.

Dada estima que 2.000 pessoas já visitaram o centro e muitas pessoas receberam iniciação enquanto estiveram lá. É difícil quantificar, mas talvez um terço dos não margiis que vem ao centro são iniciados no estilo de meditação Ananda Marga. Alguns desses iniciados se tornam margiis dedicados.

Todos os anos, o centro de Cebu também oferece treinamento e cerca de 130 pessoas já se formaram a partir do programa. Em termos do que vem a seguir, dada e sua equipe estão voltando sua atenção para uma rede global.

O conceito da clínica de Yoga Wellness expandiu e atualmente existem outros centros ao redor do mundo, como nos Estados Unidos (https://prama.org/); em Ananda Nagar na Índia (http://yogadetox.in/) e em Taiwan (https://yogafasting.org/).

Ratna Devi de Cebu, graduou-se no curso de Naturopatia Básica em fevereiro 2017. Ela diz: “Eu vim a entender que a cura envolve o tratamento do corpo, mente e espírito, e é exatamente o que eu aprendi e experienciei durante o curso. Ao longo dos últimos dois anos eu conheci centenas de pessoas, e as expus ao conhecimento que adquiri durante o curso. Eu realmente acredito que muitos se beneficiaram de forma prática dele”.

Por Radha (Rebekah Moan)