Dharma é um ponto central da filosofia de Shrii Shrii Anandamurti. Trata-se, segundo ele, da natureza intrínseca a todos os objetos, animados ou inanimados. No caso dos seres humanos, essa natureza é a de mover-se sempre em direção ao encontro com a Entidade Cósmica.
Dharma pracar é a transformação desse desejo profundo de cada ser, de cada aspirante espiritual (que luta interna e externamente para se estabelecer no dharma) em ações concretas na sociedade, que inspirem e divulguem a ideologia espiritual para outros seres.
As pessoas que realizam dharma pracar são conhecidas como pracarakas e podem atuar em diferentes papéis, para que outros adentrem no ciclo virtuoso de bem aventurança, auto-realização e serviço à humanidade. Na primeira parte desta série, vamos conhecer os principais aspectos de cada um desses papéis.
Ananda margii: todo seguidor praticante da filosofia Ananda Marga, que a divulga por meio de seu exemplo pessoal e de sua atuação social. Dessa forma, inspira outras pessoas a quererem se elevar espiritualmente, seja ao praticarem meditação, yoga, alimentação sutil, ou outros aspectos da ideologia.
“Praticar o que Baba deixou nos transforma de dentro para fora, e o brilho emanado pelos sadhakas é percebido por qualquer pessoa. Esse brilho é pracar.” (Krsna – Paulo Dias – Araruama, RJ – Brasil)
LPT – local part-timer: realiza trabalho voluntário, coordenando seu tempo entre sua vida pessoal e o apoio para o desenvolvimento da missão.
Os papéis a seguir podem ser desempenhados apenas após treinamentos e exames apropriados:
LFT – local fulltimer: uma primeira experiência como renunciante, trabalha em tempo integral com um acarya, fora da sua própria cidade.
“Ser LFT é animar-se a dar um passo a mais na busca para submergir-se num ambiente plenamente espiritual, com sentimento de entrega.” (Viveka – Francisco Irigoyen – Araruama, RJ – Brasil)
Tattvika: pessoa de família que inspira por sua conduta ética. Suas tarefas estão direcionadas para o desenvolvimento coletivo e têm dois enfoques principais: intelectual (ensinar os vários aspectos da filosofia da Ananda Marga) e prático (ajudar em desastres naturais, no bem estar das mulheres e na reforma socioeconômica). Também pode ensinar meditação básica.
“Ser tattvika é construir nossa missão de forma que queiramos realmente trazer a Ananda Marga para a arena pública e ajudar as pessoas a entenderem essa ideologia incrível.” (Liila – Liila Hass – Austrália)
Acarya: são aqueles que ensinam por sua própria conduta. Uma liderança ética essencial, pois colocam o serviço à sociedade acima da vida pessoal. Ao mesmo tempo, orientam e transmitem a ideologia espiritual, que propicia a elevação de cada um (e de todos os seres). Eles ensinam a meditação completa, isto é, com todas as etapas necessárias para a realização dos seres humanos. Existem dois tipos de acaryas:
Sannyasi (monge/monja, WT – Wholetimer): renuncia a uma vida pessoal, social e familiar com o propósito de dedicar-se em tempo integral à missão. Desenvolvem seu trabalho em países distantes do seu local de origem. Na primeira fase de sua formação recebem o nome de brahmacarii/brahmacarinii (homens/mulheres) e vestem-se com roupa branca embaixo e laranja em cima. Após alguns anos de dedicação, recebem uma lição especial (kapalika) e passam a usar o uniforme todo laranja. A partir de então, recebem o nome de avadhuta/avadhutika (homens/mulheres) e assumem o compromisso de trabalhar para a missão e para a ideologia até que o último ser se ilumine.
“É estar o tempo todo entregue, se sentir totalmente entregue. Em cada momento você é para Ele.” (Acarya Siddheshvarananda Avadhuta)
Grhii acarya (acarya de família): dedica-se plenamente à ideologia espiritual, ao mesmo tempo que constitui família e desenvolve-se profissionalmente.
“O voto do acarya de família é de servir a todos acaryas e margiis (…) o seu compromisso é sempre com todos, e não está relacionado com nenhuma divisão em nenhum lugar e em nenhum momento.” (Grhii acarya Vishvamitra – Sid Jordan – Ananda Girisuta – Estados Unidos)
Na próximas partes desta série acompanhe, com mais detalhes e depoimentos, cada um desses papéis de pracar.
Da Redação
Infográfico por Liss Thane Liss Thane
Versões em inglês e espanhol, disponíveis nos comentários da imagem.