Anil (Alexandre Rizzo) tocava kiirtan apenas para si mesmo. Entretanto, o acarya que o iniciou, Acarya Dharmadevananda Avadhuta, insistiu que ele tocasse publicamente. Anil aceitou o desafiou, e fez sua estreia durante um akhanda kiirtan. Tocava de olhos fechados, imerso em sua devoção, quando os abriu e viu em sua frente uma acarya. “Ela me olhava com pena, como quem me pedia o violão”, conta.

Entendendo que seu kiirtan não havia agradado, ele poderia ter parado por aí. Mas seguiu em frente e se tornou não apenas um tocador de kiirtan muito apreciado, mas também compositor de melodias belas e poderosas. Algumas delas estão reunidas no seu primeiro álbum, “Life is simple” (A vida é simples, tradução livre).

“São melodias simples, intuídas com o coração”, afirma Anil, que diz se inspirar em artistas da música erudita, como Bach, em bandas de rock como o The Who, e na música popular brasileira. Entre os músicos de kiirtan, cita como referência Giiridhara (Glauber Pimentel), margii de Araruama, no interior do Rio de Janeiro.

Anil é brasileiro, da capital do Rio de Janeiro. Foi iniciado em Ananda Marga em 1989, e atuou como brahmacarii de 1993 a 1995. Atualmente, divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e a unidade mestra de Ananda Kiirtana, na zona rural de Belmiro Braga, Minas Gerais.

“Life is simple” pode ser adquirido diretamente com Anil, via WhatsApp: +55 21 98251-8250. Uma das faixas do álbum, “Céu Estrelado”, está disponível no Youtube e no Sound Cloud: https://soundcloud.com/anil-rizzo.

Da Redação

Quer sugerir dicas para o #review? Escreva para journal@d4all.org.